QUEM ESTÁ POR TRÁS
Andressa Valpaços nasceu no Rio de Janeiro, tem 23 anos e está prestes a se formar pelo Instituto Federal Fluminense Campos Campus Centro em Licenciatura em Teatro. Tendo interesses na área de arte-educação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por 1 ano e meio. Inclinada às pesquisas voltadas ao docente de Teatro nas escolas, ingressou como Monitora-Bolsista no componente curricular Arte / Teatro - "Som Palavra Imagem: o Teatro por trás da cena" sob orientação de Mateus Gonçalves e Takna Formaggini no 1° ano do Ensino Médio do IFF em 2020.1 (Fase 3).
An Val
dressa paços
Ar Fer
tur reira
Aos 21 anos, natural de Itaperuna, interior do estado do Rio de Janeiro, é concluinte do curso de em Licenciatura em Teatro no Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Vem desenvolvendo produções artísticas e pesquisas na área de teatro com ênfase em direção teatral, performance e teatro contemporâneo, visualidades da cena e arte-educação. Se interessa pelo cruzamento de linguagens e ultimamente pelo resgate dos clássicos e suas releituras frente a atualidade. Faz teatro no meio estudantil desde os 15 anos e desde os 17 assume este como espaço de busca pela profissionalização. Nos trabalhos mais recentes atuou como diretor em processos colaborativos e investigação das dramaturgias de autores clássicos.
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, mas residente em Campos dos Goytacazes há muitos anos. Dançarina de Dança de Salão há 22 anos e ministra aulas há 13 anos. Tem como metodologia de ensino o foco em: postura, ritmo, musicalidade, equilíbrio, eixo, condução, intensidade de condução, deslocamentos, expressão corporal e facial e percepção de espaço. Possui experiência com aulas particulares e montagens coreográficas para casamentos, aniversários, formaturas, eventos, teatros, etc. Concluinte do Curso de Licenciatura em Teatro no IFF Campos Centro, pesquisa os imbricamentos entre Teatro e Dança de Salão com suas características educativas, expressivas e criativas
Di Ben
nah se
Ia Mir
go anda
Oriundo do interior do estado, nascido na cidade de Bom Jesus de Itabapoana, vai estudar fora na cidade de Campos dos Goytacazes, no IFF Campus Campos Centro, curso de Licenciatura em Teatro, dentro do curso participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), foi também bolsista do projeto de extensão Arte Encena: Música e Teatro no IFFLUMINENSE. Somando essas experiências se propôs a aventurar na pesquisa da utilização dos elementos de iluminação na educação básica, em perceber como a luz pode influenciar durante a criação dos alunos na cena.
Jonas Alves de Menezes, 38 anos, natural e residente na cidade de Campos dos Goytacazes, ator formado pela escola de artes Maria José Guedes-EMART, localizada na cidade de Macaé-RJ no ano de 2008. Atualmente estudante concluinte do curso de Licenciatura em Teatro no Instituto Federal Fluminense-IFF Campos campus centro. Pesquisador da área do corpo negro na cena artística e seus desdobramentos na escola formal e na formação inicial e continuada de professores.
Jo Men
nas ezes
Juli Da
ana flon
Juliana Daflon em homenagem a minha avó, nasci em 1996 na cidade do Rio de Janeiro, mas moro em São Gonçalo, fui fazer faculdade em Campos dos Goytacazes, no IFF Campus Campos Centro, curso de Licenciatura em Teatro. Bolsista na Coordenação de Cultura, Monitora voluntária na matéria Fundamentos do Cômico e da Linguagem do Palhaço. Atualmente pesquiso sobre a importância do teatro e da arte para o ser humano se manter vivo em um momento de crise, a partir de relatos reais transformados em experimentações artísticas.
Marcia Cenira, residente há 22 anos na zona rural de Campos dos Goytacazes e amante das relações, é estudante da Licenciatura em Teatro no IFF. Militante e pesquisadora do Movimento Estudantil, integra-o desde 2015 e discute suas contribuições para sua formação docente.
Már Ceni
cia ra
Nascida e criada em Campos dos Goytacazes, concluinte do curso de Licenciatura em Teatro no Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Estudante de teatro desde 2014 em curso livre, em 2017 ingressou na graduação em teatro. Bolsista Iniciação Cientifica pelo CNPq no projeto “Pratica Teatral e Docência: Um encontro de saberes na formação do professor”, logo após Bolsista PIBID pela CAPES. Em ambas trabalhava com o Teatro de Oprimido como metodologia de desenvolvimento de atividade, Desenvolve pesquisa na pauta Étnico-Racial e o Teatro do Oprimido.
Mary Men
há des
Pesquisadora das Artes da Cena, é atriz, diretora e professora de Teatro, Cinema e Expressão corporal. Docente da área de Arte, é Mestre em Artes na área de Artes Cênicas pela UFMG, possui graduação em Artes-Teatro (licenciatura), é graduanda em Fotografia, graduanda em Dança (Licenciatura), Pós-graduação em Dança e Consciência Corporal, Pós-graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual, Pós-graduação em Metodologia do Ensino Fundamental - Comunicação e Artes, Pós-graduanda em Teatro e Educação. Desenvolve pesquisa tendo como foco os seguintes temas: Artes corporais cênicas, "corpo" na Arte, preparação corporal nas artes da cena e presenciais, Teatro-Físico, Biomecânica Teatral, Encenação e Montagem, Linguagem Audiovisual, Videodança, Cinema e Novas mídias, Hibridismo, Tecnologia Digital aplicada a cena. É docente do Instituto Federal Fluminense – RJ, Campus Campos Centro, onde atua como professora de Teatro no Ensino Médio e na Licenciatura em Teatro. Coordena os projetos de Pesquisa e Extensão: Núcleo de Pesquisas Experimentações e Práticas em Artes Corporais Cênicas - Dança, Teatro e Circo (Teatro Físico) e Teatro Físico – Corpo, Tecnologia e a Cena Expandida do Instituto Federal Fluminense-RJ. É sócia Colaboradora da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas e da FAEB - Federação de Arte/Educadores do Brasil, atualmente uma das representantes da FAEB do estado do Rio de Janeiro.
Moni Mes
ca quita
Natural de Cambuci, interior do Rio de Janeiro, 21 anos, formada no Ensino Médio em Curso Normal, concluinte em Licenciatura em Teatro no Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Começou a fazer teatro aos 18 anos. Hoje, faz parte de uma companhia de teatro que tem a comédia como o centro do trabalho e vem desenvolvendo pesquisas voltadas para a cultura do teatro no interior e arte-educação. O interesse é se profissionalizar na área.
Nadi Peixo
ne to
Nani Brito é licenciando em Teatro pelo Instituto Federal Fluminense e desenvolve pesquisa acerca do corpo gordo e o fazer teatral no território fluminense, sendo também bolsista de pesquisa no projeto TOCA dos Goytacazes, coordenado pelo professor Mateus Gonçalves. Integra, desde 2017, o grupo norte fluminense Nós do Teatro e participou de outros projetos independentes. Parte do elenco, assina a proposta de narrativa do espetáculo Teatro Decomposto, ao lado de Iago Miranda.
Na Bri
ni to
Qué Fesan
len si
Nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes, moradora do bairro Parque Aurora e cursando o oitavo período da licenciatura em teatro no Instituto Federal Fluminense. Bolsista de extensão do projeto Siminino (projeto para criança e juventude). Atualmente está trabalhando na BS produções, e fazendo parte de duas companhias de teatro, Patifarias e Caixola de Baco. Tem interesse em se profissionalizar como atriz e fazer mestrado voltando para arte-educação.
Nascido em Itaperuna, e mudando-se para Campos dos Goytacazes para se ingressar no curso de Licenciatura em Teatro do IFF-Campus Campos Centro, no qual desenvolveu atividades de pesquisa como bolsista de extensão no IFF- Quissamã trabalhando com alguns alunos do Ensino Médio Técnico perpassando os caminhos da investigação corporal que resultaram na montagem de 3 espetáculos que tem sua relação no campo da dança-teatro, essa temática é a que mais desperta o seu interesse sendo tema central de sua pesquisa no TCC. Trabalhou como oficineiro voluntário de teatro junto a empresa CaTa Art, prestando serviço para a prefeitura de Quissamã, atuou como estagiário na prefeitura de Campos dos Goytacazes lotado na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, foi também educador no Projeto Navegando na Poesia uma realização da Associação Raízes em parceria com a Petrobrás.